top of page

Conheça os cosméticos que ajudam no tratamento da queda de cabelos!

  • Foto do escritor: Pharmactiva
    Pharmactiva
  • 15 de jan.
  • 4 min de leitura

Cosméticos que auxiliam no tratamento da queda de cabelo, na redução da taxa telógena e aumento da quantidade e resistência.

Componentes que auxiliam no tratamento da queda de cabelo, como zinco, glicina, cafeína, rendensyl, symhair, entre outros

Justificativa Terapêutica


Escova de cabelo e mão cheias de cabelos

Eflúvio telógeno (ET) é uma condição autolimitada definida como a queda difusa de cabelo caracterizada pelo encurtamento da fase anágena e precipitação da fase telógena, com consequente redução do volume total do cabelo1.



O aumento da queda diária dos fios é visto principalmente no bolo que cai no chuveiro ou fica na escova ao pentear as madeixas2.


A mudança no ciclo do cabelo está relacionada a várias causas e sua gravidade ligada ao tempo de exposição e à severidade do fator causal. Além disso, a predisposição individual também pode ser um fator agravante1.


Homem mostrando cabelos

Na teoria, não seria preciso

tratamento.

Porém, se o paciente tem alguma condição associada, como alopecia androgenética ou alopecia senil, em geral, costuma-se tratá-lo para que possa ter plena capacidade de recuperar o volume e o comprimento dos fios. O fator nutricional é uma das causas mais descritas. Além de doenças nutricionais como anemia por deficiência de ferro ou acrodermatite enteropática, a própria desnutrição pode levar ao ET2.


É importante lembrar que não há um tratamento específico. Algumas medicações estimuladoras do crescimento capilar podem ser associadas para acelerar o processo de recuperação1.


Estudos & Atualidades

A perda de cabelo pós-COVID-19 também tem se tornado uma manifestação dérmica proeminente, com o ET agudo sendo uma ocorrência comum3.


Mulher assustada com a quantidade de cabelos em sua escova de cabelo.

Revisão demonstrou que de 632 pacientes, 465 pacientes relataram queda de cabelo após a recuperação da COVID-19 e foram posteriormente diagnosticados com ET agudo. A mediana de idade desses pacientes foi de 44 anos (que variou de 34 a 64 anos), sendo 67,5% do sexo feminino.



Revisão que avaliou 41 artigos com o total de 1.826 pacientes demonstrou que os 3 tipos mais comuns de alopecia foram AGA (n=561/1826, 30,7%), TE (n=362/1826, 19,8%) e AA (n=143/1826, 7,8%)4.


Estima-se que a AGA seja uma condição preexistente ao COVID-19, diferente dos achados para ET, que parece ser mais uma sequela do COVID-194.


Acredita-se que o mecanismo da associação entre COVID-19 e ET esteja relacionado à regulação positiva de citocinas pró-inflamatórias, incluindo interleucina 1b, interleucina 6, fator de necrose tumoral-α e interferon gama, que podem induzir o desenvolvimento de catágenos e TE subsequente4.


Estudo avaliou uma espuma capilar cosmética em 62 homens com AGA e taxa telógena acima 20%, a fim de verificar o efeito positivo no crescimento do cabelo com a redução da taxa telógena e aumento na densidade do cabelo5.


Espuma Capilar com nicotinato de metila, EGCG, zinco, glicina e cafeína, aplicada duas vezes ao dia por 6 meses.

Os pacientes foram analisados em T0, T3 (3 meses) e T6 (6 meses) após a aplicação da espuma tratamento ou espuma placebo.


Resultados5:

  • O teste Wilcoxon Rank-Sum revelou uma diminuição significativa na taxa telógena do grupo tratamento em comparação ao grupo placebo de T0 a T6 (p=0,02);

    Gráfico de resultados

  • No grupo tratamento, o teste de Wilcoxon Signed-Rank, foi detectável uma diminuição significativa da taxa telógena de T0 (50%) para T6 (41%) (p=0,003). A taxa telógena em T3 (41,5%) foi diminuída em comparação com T0 (p=0,0003), também;


  • O grupo placebo também apresentou redução significativa da taxa telógena de T0 (45,8%) para T3 (39,2%) (p=0,03), mas nenhuma diferença de T0 para T6 (45,7%) (p=0,8). Isso pode ter sido devido a sazonalidade ou pelo estímulo físico (massagem no couro cabeludo) durante a aplicação da espuma;


Taxa telógena determinada por análise de imagem digital de fotografia microscópica de epiluminescência (TrichoScan) em T0, T3 e T6 para grupo placebo e tratamento.

Gráfico de resultados 2
  • Em relação a densidade dos fios de cabelos, não foram encontradas diferenças entre grupo placebo e tratamento.


Ensaio clínico avalia a eficácia e segurança de uma nova combinação tópica de shampoo e loção, contendo agentes anti-inflamatórios e antioxidantes, em 45 pacientes com ET ou alopecia androgenética (AAG)6.


Mulher passando shampoo no cabelo


Os pacientes foram solicitados a usar a combinação de shampoo + loção diariamente durante 3 meses.





Resultados6:

  • O fototricograma mostrou aumento no número médio de fios anágenos após 90 dias (p <0,001);


  • A microfotografia do couro cabeludo mostrou aumento nas unidades foliculares totais, total de fios e na média de fios por unidade folicular em 90 dias;


  • Houve aumento do diâmetro (p = 0,003) e da carga máxima média e resistência à tração em 90 dias (p = 0,040);


  • O teste de pentear e lavar demonstrou diminuição no número de cabelos perdidos antes da lavagem (p = 0,005), após a lavagem (p = 0,01) e no total (p <0,001);


  • Não houve ocorrência de eventos adversos.


Médica ou farmacêutica prescrevendo receita

Propostas terapêuticas


Aviso: Não se auto medique! É fundamental procurar um especialista para receber a orientação adequada e encontrar o tratamento ideal para a sua situação. Cuide-se!

*Consulte um especialista para orientações sobre dosagem e uso seguro destes medicamentos manipulados!


Espuma Capilar Leave-on

Glicina

Redensyl®

Cloreto de zinco

Chá verde extrato

Nicotinato de metila

Cafeína

Zinco PCA

Espuma capilar base qsp

Aplicar uma dose (x ml) 2 vezes ao dia na área afetada, friccionando com suavidade.


PROTOCOLO SHAMPOO + LOÇÃO

Shampoo Antiqueda

Redensyl®

SymHair Force 1631

Baicapil

Shampoo base qsp

Aplicar diariamente nos cabelos molhados, massagear o couro cabeludo por 1 minuto e enxaguar.


Loção Antiqueda

Redensyl®

SymHair Force 1631

Baicapil

Loção base qsp

Após a retirada do excesso de água com toalha, aplicar a loção no couro cabeludo e nos cabelos e massagear levemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Não enxaguar.


Referências

1. Asghar F, Shamim N, Farooque U, Sheikh H, Aqeel R. Telogen Effluvium: A Review of the Literature. Cureus. 2020 May 27;12(5):e8320.

2. Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. Eflúvio Telógeno. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/efluvio-telogeno/56/

3. Hussain N, Agarwala P, Iqbal K, Omar HMS, Jangid G, Patel V, Rathore SS, Kumari C, Velasquez-Botero F, López GAB, Vishwakarma Y, Nipu AP, Ahmed NK. A systematic review of acute telogen effluvium, a harrowing post-COVID-19 manifestation. J Med Virol. 2022 Apr;94(4):1391-1401.

4. Nguyen B, Tosti A. Alopecia in patients with COVID-19: A systematic review and meta-analysis. JAAD Int. 2022 Jun;7:67-77.

5. Welzel J, Wolff HH, Gehring W. Reduction of telogen rate and increase of hair density in androgenetic alopecia by a cosmetic product: Results of a randomized, prospective, vehicle-controlled double-blind study in men. J Cosmet Dermatol. 2022 Mar;21(3):1057-1064.

6. Anzai A, Pereira AF, Malaquias KR, Guerra LO, Mercuri M. Efficacy and safety of a new formulation kit (shampoo + lotion) containing anti-inflammatory and antioxidant agents to treat hair loss. Dermatol Ther. 2020 May;33(3):e13293.


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page